Fibras Ópticas
Fibra Óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Tem diâmetro de alguns micrometros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra óptica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.
Objetivos
A maior parte dos cabos de fibra óptica usados no mundo é capaz de transmitir 40 Gbit/s (Gigabits por segundo – 109 bits/s), entretanto, atualmente existem tecnologias que são capazes de transferir até 1 Pbit/s (Petabit por segundo – 1015 bits/s). Os cabos de fibra óptica são feitos de materiais dielétricos e a propagação da luz no interior desses materiais não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas. Veja todos os detalhes desta tecnologia e conheça adicionalmente a tecnologia DWDM, bem como requisitos técnicos para novas redes móveis 5G e FTTH.
Conteúdo
-
Introdução, Fundamentação e Definições
-
Fibras Ópticas, Conectores e Acessórios
-
Redes Ópticas: Conceitos, Definições e Aplicações
-
Redes de Transporte: Optical Transport Network (OTN), DWDM (C e L Band), Redes Fotônicas, IPoDWDM, RON
-
Novos Serviços em Ambientes Virtualizados e em "Cloud" exigem redes ópticas flexíveis
-
Requisitos Técnicos para Fornecimento de Novos Serviços em Redes 5G (Banda, Latência e Disponibilidade) e Redes FTTH
-
Estudo de Casos (erros e acertos em projetos de redes ópticas)
Datas a Horários
-
Aulas Online
-
Carga Horária: 16 horas
-
Início das aulas: Agosto de 2024
-
Horário as aulas: das 19:00 às 21:00.
-
Todas as segundas-feiras e quartas-feiras
-
Através da plataforma ZOOM serão também gravadas e distribuídas aos alunos para cobrir eventuais faltas.
Investimento
-
R$ 250,00 ou 3 x R$ 83,00 no cartão.
Coordenador
Luiz Fernando Taboada
Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista nas áreas de regulamentação, concorrência e desenvolvimento de produtos e serviços, tendo trabalhado na Cetel, Telerj e Embratel, ocupando diversos cargos gerenciais e executivos de 1975 a 2005. Professor do Curso Engenharia Eletrônica da UFRJ no período 1979-1989. Professor Associado, aposentado em 2019, do Curso de graduação de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduado em Formação Holística de Base pela Unipaz (FSJT). Atuou como Coordenador da Graduação do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, da Pósgraduação Lato sensu dos Cursos MBA – Serviços de Telecomunicações, Especialização em Comunicações Móveis, MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica e Especialização em Comunicações da UFF. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza da Argentina com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense - UFF.
Professor
José Maurício Sotto Maior
Engenheiro da área de planejamento de transmissão da Claro Brasil com larga experiência em projetos e planejamento em redes ópticas com passagens em empresas fabricantes de cabos de dispositivos ópticos, implantação de redes e equipamentos ópticos. Certificado pelo FTTH Council (USA) como expert. Professor de Comunicações Óticas e Sistemas de Transmissão Digital há mais de 20 (vinte) anos com atuação no MBA em Serviços de Telecomunicações e no MBA em TV Digital pela UFF.